“Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto. A Experiência do Algarve”

A Rede de Arquivos do Algarve colaborou com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), no “Projeto de salvaguarda dos arquivos das associações de cultura, recreio e desporto: diagnóstico e estratégia”. Este projeto teve início em 2016 e contou ainda com a colaboração da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), o Arquivo Distrital de Braga e o Arquivo da Universidade de Coimbra.

Os objetivos deste projeto são proceder a um diagnóstico de situação dos arquivos das entidades associativas de cultura, recreio e desporto e definir uma estratégia de salvaguarda e valorização de património arquivístico destas entidades.

Um dos documentos que resultou desta iniciativa conjunta foi o “Guia de Boas Práticas para os Arquivos das Associações da Cultura, Recreio e Desporto. 1 – Gestão de Documentos Correntes”.

http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2019/07/Guia-arquivos-associacoes-1-v.1.pdf

Para saber mais detalhes sobre o projeto deixamos as seguintes hiperligações:

http://adavr.dglab.gov.pt/2016/03/07/projeto-de-salvaguarda-dos-arquivos-das-associacoes-de-cultura-recreio-e-desporto/

http://arquivos.dglab.gov.pt/programas-e-projectos/projetos-de-salvaguarda-do-patrimonio/projeto-arquivos-associacoes/

A experiência da Rede de Arquivos do Algarve foi divulgada primeiro em 2018, no 1º Encontro Nacional de Arquivos de Associações de Cultura, Recreiro e Desporto, que decorreu em Cascais a 19 de outubro de 2018 e mais tarde foi apresentada no VI Encontro de Arquivos do Algarve, em maio de 2019.

Para consultar as apresentações, clique nas seguintes hiperligações:

2018 – “A Salvaguarda dos Arquivos das Associações – Projetos colaborativos dos municípios do distrito de Faro e da Rede de Arquivos do Algarve”

2019 – “Arquivos de Associações de Cultura, Recreio e Desporto. A Experiência do Algarve”.

%d bloggers like this: