Encontros de Arquivos do Algarve

V encontro.pngA Rede de Arquivos do Algarve (RAalg), mantendo a tradição, irá realizar, nos dias 26 e 27 de Maio de 2017 o V Encontro de Arquivos do Algarve, no Município de Lagoa. Pretende-se reunir profissionais das áreas da gestão da informação e seus pares, bem como todos aqueles que lidam directa ou indirectamente com informação.
Sob o título Preservar o Passado, Comunicar a Memória, esta edição dos Encontros é dedicada aos Arquivos Históricos e à sua importância na construção da memória colectiva.
Numa altura em que a discussão tende a centralizar-se/focalizar-se nas problemáticas decorrentes da co-existência de sistemas electrónicos e analógicos de gestão de informação, a Rede de Arquivos do Algarve, procura com este Encontro contrariar esta corrente dando a conhecer projectos e actividades desenvolvidas no âmbito da salvaguarda, protecção e disseminação de arquivos históricos:
O Encontro divide-se nos seguintes eixos:
– Preservação da Informação (Políticas e projectos de preservação da informação)
– Investigação em Arquivos (Direccionado para investigadores frequentadores de arquivos e o seu papel como utilizadores destes serviços)
– Comunicação em Redes (Redes de Arquivos a nível ibérico e projectos desenvolvidos)
– Difusão da Memória (Plataformas de acesso)

Sítio do Encontro

IV Encontro de Arquivos do Algarve

A aprovação do novo Código de Procedimento Administrativo, a valorização de aplicações informáticas open source e o aumento de políticas de interoperabilidade nos sistemas de informação da Administração Pública portuguesa, designadamente através dos projectos Macroestrutura Funcional e Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local, fortalecem e objectivam políticas claras de normalização na gestão da informação das entidades, através das operações de criação, registo e tratamento da informação, assim como ao nível de permissões e acessos, permitindo a transversalidade na troca e partilha de informação interinstitucional. Paralelamente, todo o desenvolvimento realizado ao nível da modernização administrativa e da simplificação de procedimentos administrativos visam muito concretamente diminuir o peso da burocracia e facilitar o processo de interacção entre Estado e utilizador. Problemáticas e desafios que merecem a atenção e um olhar mais aprofundado por parte dos gestores da informação.

O IV Encontro de Arquivos do Algarve pretende, desta forma, assumir-se como um espaço de debate e partilha em torno da temática da Acessibilidade e Confidencialidade da Informação, numa altura em que a transparência nos processos de negócio, a agilização e rentabilização do acesso à informação, útil à tomada de decisão, se torna um dos principais enfoques do arquivista, independentemente do suporte em que é gerada ou onde a mesma é arquivada.

À legislação existente, questiona-se se a mesma tem, ou terá no futuro, a capacidade de assegurar e proteger os direitos dos cidadãos à privacidade, estabelecendo para tal níveis e critérios de confidencialidade fidedignos, numa altura em que a desmaterialização de processos está na ordem do dia. A questão essencial passa pela capacidade das entidades, independentemente da sua natureza, de dar continuidade, ou não, à preservação da informação criada ou gerida nos seus sistemas, de modo a perpetuar a sua fiabilidade e acessibilidade.

A Rede de Arquivos do Algarve organiza o IV Encontro de Arquivos do Algarve, a decorrer, no Anfiteatro Teresa Gamito, campus de Gambelas da Universidade do Algarve, nos dias 29 e 30 de Maio de 2015. Esta edição conta com as parcerias da Universidade do Algarve e da Direcção Regional da Cultura do Algarve.

http://encontroarquivosalgarve2015.weebly.com/

 

III Encontro de Arquivos do Algarve

O III Encontro de Arquivos do Algarve realizou-se no Auditório Municipal de Olhão nos dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2013.
A organização do evento esteve a cargo da Câmara Municipal de Olhão, da Rede de Arquivos do Algarve (RAalg) e do Arquivo Distrital de Faro. O Encontro contou também com a Delegação Regional do Sul da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalista (BAD) como entidade parceira.
Decorreu, no primeiro dia (sexta feira), entre as 14h00 e as 18h30 e, no segundo (sábado), entre as 9h30 e as 13h00, tendo-se seguido depois um almoço livre e, à tarde, um passeio pela Ria Formosa no Caíque Bom Sucesso, oferecido pelo Município de Olhão.
No primeiro dia do Encontro houve também um jantar organizado pela Delegação Regional do Sul da Bad.

Em termos de oradores contou-se com a presença do Professor Doutor Carlos Guardado da Silva, arquivista da Câmara Municipal de Torres Vedras e Professor do Curso de Mestrado em Ciências da Documentação e da Informação da Faculdade de Letras – Universidade de Lisboa, membro importante do Grupo de Trabalho MEF/Autarquias, convidado do encontro para uma comunicação e workshop, que falou sobre a Macroestrutura Funcional e a classificação de documentos para as Autarquias Locais; bem como de arquivistas do Algarve que proferiram comunicações dentro do tema do Encontro.
Este Encontro foi dirigido a todos os colegas e a todos os técnicos, caso de gestores e informáticos, que de alguma forma estão ligados com a problemática das classificações nos sistemas de gestão de informação, que participam presencialmente ou com comunicações no III Encontro de Arquivos do Algarve.

RAalg-Balanço 3.º Encontro Arquivos Algarve

Foto III Encontro 1

???????????????????????????????

???????????????????????????????

???????????????????????????????

II Encontro de Arquivos do Algarve

O II Encontro de Arquivos do Algarve “Sistemas de Gestão Integrada da Informação” decorreu no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, nos dias 20 e 21 de maio de 2011, tendo por organizadores a Câmara Municipal de Portimão, o Arquivo Distrital de Faro, a Rede de Arquivos do Algarve e a Direção Regional da Cultura do Algarve.
Este evento que recebeu mais de 140 participantes de todo o país foi um êxito não só pelo número de inscritos, mas também pela qualidade das comunicações e pelas discussões que se foram desenrolando.

Atas do II Encontro de Arquivos do Algarve

I Encontro de Arquivos do Algarve

O 1º Encontro de Arquivos no Algarve “Valorização do Património Histórico do Algarve”, que decorreu no Anfiteatro do Castelo de Alcoutim, nos dia 15 e 16 de Maio de 2009, foi organizado pelas seguintes entidades: Alcance – Associação para o Desenvolvimento do Nordeste Algarvio; Arquivo Distrital de Faro; Direcção Regional de Cultura de Faro; Câmara Municipal de Alcoutim.
O Encontro ultrapassou as melhores expectativas, tanto pelo número de participantes, a qualidade das comunicações e pelos acalorados e produtivos debates.
Este evento foi o precursor dos futuros Encontros organizados pela RAalg.

Actas do 1.º Encontro de Arquivos do Algarve

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: